sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PAGAR PRÁ QUE?


Vejo nos jornais que as escolas resolveram criar um "cadastro nacional de devedores crônicos". Aí já tem um povo gritando, dizem que de "defesa do consumidor". Ahn? De qual consumidor, do consumidor caloteiro? Agora me conta, se você paga sua faculdade, sua pós, o colégio do seu filho, o jardim de infância do seu neto, seu nome vai figurar nesta lista?
Engraçado... Experimenta atrasar 15 dias a sua boleta de TV que está emendada na sua banda larga. Cortam o serviço e te mandam prá uma fila enorme de um banco intransitável prá você fazer um tal de "depósito indentificado".
E a escola? Sabe como funciona? Ela fica amargando aquele cara-de-pau um ano, mandando autorização de excursão e circular de festa junina, como se nada estivesse acontecendo. Ééééééé, um ano. Ah, mas depois de um ano ela pode ajudar outra a não cair na mesma roubada né? Na-na-ni-na-não. Ela pode se livrar da jóia, mas vai mandar a bomba em segredo para a outra, simplesmente porque o máximo que ela pode fazer é recusar a matrícula, jamais informar a outra escola o abacaxi em pele de cordeiro que ela vai receber e aturar pelo próximo ano.
Conheço escola por trás do balcão. Durante anos dei consultoria por este Brasil afora e hoje sou parceiro de duas, como gestor de seus espaços culturais. Os inadiplentes profissionais não são uns coitadinhos. Duvi-dê-ó-dó que a família que se viu em dificuldades e passou dois meses sem quitar mensalidade vai ser mandada prá essa tal lista negra. Escola também não tá podendo assim, rola uma negociação e acaba tudo bem.
, tá, tá, já entendi. Educação não é negócio. Tá bom. Só me fala uma coisa, no final do mês, o padeiro recebe salário, o balconista da farmácia recebe, a enfermeira recebe, a empregada da sua casa recebe, o médico da família recebe, o pedreiro recebe... E o professor, não recebe? Aquele batalhão da limpeza que encera corredor e varre sala o dia inteiro, não recebe? O povo debruçado em papel e número da imensa burocracia escolar, não recebe? Pois é, parece que temos uma legião de abnegados trabalhando gratuitamente em escolas que "não são negócio" e que por isso podem ser celeiros de maus pagadores.
Óbvio que o consumidor precisa ser protegido de abusos, o que na prática infelizmente pouco acontece. Vamos aguardar e ver. Se a gente achar um injustiçado que foi parar neste cadastro porque ficou um mês sem pagar colégio, vamos todos prá porta do Procon. Aí a gente já aproveita e reclama das operadoras de celular, por exemplo. Garanto que cada um vai ter uma ótima história prá contar.