segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ALEGRIA COM DATA MARCADA

Quando eu era pequeno tinha uma propaganda com uma musiquinha assim: "Abaixo alegria com data marcada, Natal pode ser a qualquer hora, nós queremos monareta agora".
Então tá, você ganhou sua monareta em novembro, daí deu o Natal por resolvido? Du-vi-de-o-dó. 25 de dezembro, todo mundo pegando presente no sapato, na meia, debaixo da árvore, seja lá qual for o método de distribuição entre os seus. E você lá, de mãos vazias e olho comprido, tentando ver pelo menos um pacotinho. Mas que isso... Você já tem sua monareta, já usou sua camisa na festa de confraternização da empresa, já devorou sua caixa de bombons importados... Fala sério, não te deu uma pontinha de decepção?
Pois é, não tem jeito. Presente em data certa tem outro gosto. É legal presentear por presentear, surpreender amigos, agradar a mãe, aparecer pro chefe, maaaas... Não tem cara de presente. Aniversário, Natal, Dia das mães-pais-crianças-namorados, a emoção é outra. Sei lá, comércio massificando, catarse coletiva, seja o que for, a alegria com data marcada é mais alegre.
Então, presenteie, aqueça seu coração e o daqueles que lhe são caros. Vê o que cabe no orçamento, o que seu tempo corrido permite, esprema-se em um shopping, gaste horas nas filas dos caixas. No fim vale a pena, e você sabe que vale, porque com certeza em algum momento da sua vida já experimentou essa sensação.
Outra coisa que a propaganda esquecia é que Natal tem data marcada sim, porque diferente do que as vezes parece, Natal não é só acumular pontos no cartão de crédito. Natal é a celebração de um aniversário, e seja qual for a sua crença, sempre é bom cantar um parabéns, as vezes até puxar um "com quem será".