terça-feira, 25 de novembro de 2008

MEIA BOCA

O que você prefere? Pagar meia entrada no cinema para ver Batman ou pagar meia conta de luz? O que vale mais, pagar meia prá ver Chitãozinho e Xororó ou dividir a conta pela metade no caixa de supermercado?
Bonitinha a tal da meia entrada né? Vale pro estudante que paga uma calça inteira de grife e vale pro idoso, que quando vai na farmácia paga a conta inteirinha. Sabe quem completa a outra metade? Nin-guém. Pois é, o profissional da cultura e entretenimento é o-bri-ga-do a trabalhar pela metade. Você já imaginou uma lei que cortasse seu salário pela metade no final do mês?
Se eu gosto de pagar meia? Quem não gosta? O produtor cultural ou de entretenimento quer fazer promoções envolvendo preços? Claro que sim, desde que isso seja uma decisão dele, baseada em uma estratégia do seu negócio. Com certeza todo mundo já viu placa de liquidação, descontos e tal... Agora entrar numa loja com uma carteirinha emitida no computador do colega e pagar metade da conta... Acho que isso ninguém nunca viu.
Voltando, amo pagar meia entrada. Só vou ao cinema pagando meia. Como? Usando cartões de desconto de assinatura de jornal, de banco, de telefone celular... Ou seja, aproveitando as oportunidades de marketing utilizadas pelas empresas, que fecham parcerias de negócios.
Sabe quem topa fazer estas parcerias? Os profissionais de cultura e entretenimento. Entendeu a diferença? Eles topam, não são o-bri-ga-dos.
Então é isso. Está rolando uma votação na lei da meia entrada. Tudo que o pessoal pede é que haja regulamentação e que se ponha ordem na bagunça. Também que se pare de fazer bonito com o chapéu alheio. O Estado quer dar meia entrada? Pois então que banque a outra metade, o que não dá é pro trabalhador do setor dividir sua receita ao meio, sem nenhuma contrapartida real.
Fica aqui uma sugestão. Vamos iniciar um movimento pelo meio imposto. Dividindo pela metade tudo o que a gente paga sem saber prá que, vai sobrar dinheiro prá ir no teatro todo mês, sem precisar ficar pedindo cortesia.