sexta-feira, 5 de junho de 2009

MOEDA DE UM LADO SÓ

Meu vizinho aqui na rua tem uma loja dessas "tudo em geral" sabe? Lugar onde você compra presentinho, coisa de casa, de papelaria e tal. Bom, uns meses atrás abriu outra tudo em geral bem do lado dele , só que muiito maior, com outra estrutura. É, meio sacanagem né, o cara tá ali uns 10 anos, sossegado, vem outro e abre exatamente a mesma coisa literalmente do lado, só pula uma porta.
Daí que esse meu vizinho ontem deu as caras aqui e deitou reclamação no concorrente. Falou que ele copia as vitrines, subfatura os preços e pararará-parará. Fiquei ouvindo, de certa forma dando razão, de outra não, já que assim como ele pode ter a loja dele, o carinha lá também pode.
no meio de outro assunto ele vem e me fala que "vai parar de comprar DVD pirata". Ahhh, bem que eu tinha notado que ele, auto-intitulado cinéfilo, tava sumido. O motivo dele não comprar mais os tais piratões era bem singelo: "Não tem qualidade".
Entendi, não tem nada a ver com criminalidade, receptação de mercadoria ilegal, nada disso. Controle de qualidade somente.
Legalzinho esse meu vizinho né não? Vê só, ele reclama do concorrente, que é um sujeito que paga aluguel numa loja, emprega várias pessoas com carteira assinada, paga seus impostos e compra, presta atenção, COMPRA a mercadoria que vai vender, não rouba não. Por outro lado, ele não vê nada demais em alimentar uma concorrência totalmente ilegal. Não vê nenhum problema em ser um elo da cadeia da criminalidade, cadeia aí sem nenhum trocadilho. Nem se toca que graças aos "concorrentes" que ele ajuda a prosperar, provavelmente mais de 80% das locadoras estão fechando as portas, tirando o ganha pão e o emprego de muita gente.
Ah sim, justiça seja feita, ele vê um único problema, que vai tirar a contribuição dele ao crime organizado. A qualidade do produto. Consumidor consciente esse, devia levar o lixo comprado na banquinha da esquina pro Procon e metê os ferro nesses cara mau caráter que vende filme sem qualidade.
Pois é, cada dia fica mais difícil entender o ser humano e suas razões. Ou então mais fácil, sei lá...

5 comentários:

  1. Olha, eu sempre fui contra a pirataria de filmes, desde meus 11 anos(agora 21) locava filmes, de todos os tipos desde os mais inteligentes aos "so pra passa o tempo". Quando a pirataria de dvd's virou moda, eu continuei a locar filmes. E dizia que era sacanagem comprar um filme pirata, já que as vezes um autor tinha uma historia genial e gastavam milhões para materializar essa historia e outras milhares de pessoas que trabalharam nisso pra no final das contas eu poder ver o fim dessa obra no cinema ou na minha casa por 2 reais ou 2,50(na epoca) e o pirata vai teve apenas o trabalho de copiar(roubar) e VENDER a um preço proximo ao de LOCAR. Bem, o tempo passa a pirataria aumenta e eu ganho um presente de natal informal, um dvd ORIGINAL(penso que ia ser pirata né?)do filme "Amadeus", informal pq eu estava com a pessoa qnd ela comprou nas Lojas Americanas por 12,90. Adorei o presente, por que o filme é otimo, mas por outro lado fiquei revoltado. Achei estranho qnd abri o dvd, notei que era um disco dual-layer(pode ser lido dos 2 lados, como um vinil). Coloquei o dvd no player e o filme começou a passar automaticamente como em VHS, no meio do filme a tela ficou preta, intuitivamente pensei em virar o disco(igual a um VINIL!!!)e num era que a outra metade do filme tava lá?!

    ResponderExcluir
  2. Depois que terminei o filme resolvi ler a capa do mesmo. Lá estava escrito coisas como: DVD duplo(pensei que deveria vir 2 discos), making off, trailers e varias opções de legendas e audio. Eu fiquei revoltado, cheguei a pensar que era uma especie de "defeito" inexplicavel, no entanto era facil descubrir se era um problema so meu. A pessoa que me presenteou comprou pra ela o dvd do filme "Encontro Marcado" no mesmo dia. Pra começar o disco nao era dual-layer(óbvio! Não havia dito que era "duplo"), mas foi colocar o filme no player e ele começou como em um VHS. Na capa dele tambem anunciava extras e ect.. Minha indignação aumentou. Pera aí!! As lojas americanas tinham conseguido autorização pra vender dvds "piratas" legalizados, por que pra mim é isso que eles são!!! Eu pensei em ir lá na lojas reclamar de no minimo propaganda enganosa. E uma coisa engraçada é que o filme "Amadeus" tem 160mim e o "Encontro Marcado" tem 180mim, ou seja eles colocaram o filme em dual-layer so pra dar o trabalho de ter q virar e pra poder dizer q é um dvd duplo e pra piorar eu procurei na internet e descubri que existia o dvd na forma q ele foi descrito na minha capa por 39,90. Adivinha onde... no site das lojas americanas. Ou seja era uma promoção: "Compre seu dvd pirata com impostos e lucros extorcivos por 12,90 ou compre o original por 39,90"

    ResponderExcluir
  3. E eu estou dizendo que as lojas americanas está vendendo pirata mas assim estou ofendendo a pirataria, por que se eu tivesse comprado esse filme num camelo ele teria menu e tudo mais. E imagina o que eu iria passar pra reclamar la na loja, eles so trocariam se o dvd nao funcionasse, eu teria que ir para o procom pra no final nao dar em nada. Ai eu pergunto, cadê o respeito pelo consumidor?!?! Afinal quem movimenta essa industria toda?!?! Por que no meio dessa gurra contra a pirataria eu vejo um video dentro do proprio dvd pirata tentando convencer q pirataria financia o crime. Existe alguem que se sensibiliza com aquilo?! Eu acho que os traficantes tem negocios muito mais lucrativos pra tratar. Poxa, as locadoras estam fechando em sequencia e tudo que eu vejo elas fazendo a respeito é aumentar os preço. Eu não entendo de economia mas eu acho que isso vai contra a lei de oferta e procura. "AH, mas eu nao vo competir com a pirataria!", então feche as portas pq a competição existe. O que eu nao entendo é que nessa guerra os atacados são os consumidores. CDs originais nao podem ser gravados(facilmente) nos pc's, como eu coloco então minhas musicas no mp3?? ou eles querem q eu ande com diskman?? Mas é possivel comprar musicas legalmente na internet, eu pensava que quando a gente compra uma coisa ela é nossa. Mas as musicas compradas na net têm um limite pequeno de vezes que ela podem ser copiadas so pra q vc possa copia-la pra dentro do SEU mp3(e é bom você ter um mp3 com muita memoria pra não ter q apagar a musica), e nada de dividir com os amigos, gravar em cd então... nem pensar.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, acho que estam encostando as pessoas erradas na parede e os maiores interessados nao pensam em eder nem um pouco. Sei que nao é certo dizer isso, mas ninguem está perdendo o sono por que roubou um filme ou uma musica. A Madonna nao deixou de adotar outra criancinha tailandesa por causa da pirataria, nem Beyonce e a J-Lo tiveram que abrir mao dos seus chiquerrimos casacos de pele, a Nicole Kidman ainda pode fazer propaganda do Chanel 5(feito com oleo de baleia) e todo mundo de Hollywood ainda pode comprar suas joias com diamantes vindos da africa. Eu acho dificl as pessoas terem conciencia do que é certo ou errado hoje. E a cada dia nós temos menos exemplos e menos motivos. É uma visão pessimista? Sim. Mas pra mim é a mais clara. Eu tenho saudade da epoca em que eu locava muitos filmes, tinha opções de filmes antigos,o dono da locadora me dava otimas dicas e na devoluçãos discutiamos os filmes. E eu assistia muito mais filmes nessa epoca.

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)