sábado, 19 de junho de 2010

PAGANDO MEIA

Primeiro, vamos lembrar. Blog-dois anos-promoção. O post que explica está logo aqui embaixo, só que com o tempo ele vai descendo mais e acaba sumindo. Maaasss, pensando nisso, foi criada uma página especial para a promoção, o que vai economizar seu trabalho de procurar, se estiver sem tempo, ou saco, ou os dois, de ler outros posts além deste. Olha aí, do esquerdo da sua tela tem a palavra PROMOÇÃO. Assim que você clicar em cima vai cair direto nessa mega iniciativa que pode lhe render UM LIVRO. Ah, tá bom, não é lá grande coisa, em compensação tem as vantagens que você pode escolher e também vai receber na sua casa. Quer saber mais? Vai ali, em "promoção".

Pagar meia... Adoro! Pois é, outro dia fui ao cinema e sabe quanto custou? Só R$ 3,50. Nem acreditei, é que como era terça feira, juntou o fato de ter promoção (contou quantas vezes tem essa palavra aqui?) com a delícia de pagar meia. Nããããõoo, nesse caso o cinema não está obrigado a cobrar meia, é que ele, por iniciativa própria, fez um convênio e eu tenho um cartãozinho que me dá esse direito. Diferente da carteira de estudante, que obriga por lei quem trabalha com  lazer e cultura a cobrar meia dos estudantes. Mais ou menos como se você tivesse uma loja de roupas e fosse obrigado a vender calça jeans pela metade do preço entendeu? Azar dos seus custos, seus encargos, o escambau. Os caras bonzinhos fizeram a lei prá beneficiar a molecada e você que se vire na hora de pagar suas contas.
Bom, tô falando contra a meia para estudantes? É, tô, mas na verdade prá entrar no assunto que interessa. Só como lembrança, se você olhar no arquivo do blog vai ver que falei da mesma coisa em 26/03, 27/03 e 14/05/2010 e nada mudou. Ah tá, não tem tanto tempo assim... Só que isso aí foi em DOIS MIL E NOVE. Viu? Mais de um ano. Na época fiz umas continhas e tal. Ram ram, de novo o meio passe pros meninos andarem de ônibus.
Olha só, aqui em BH todo mundo paga inteira no balaio, só maiores de 65 anos não pagam nada. Essa semana os estudantes invadiram a Camara Municipal tentando mais uma vez fazer pressão. Agora, sabe porque não pode pagar meia nos ônibus? Simplesmente porque a Prefeitura tá caçando um jeito de criar um fundo de dinheiros que possam subsidiar a meia passagem. Isso mesmo, no popular isso quer dizer pagar a outra metade.
, agora me conta, quem paga a outra metade do produtor de teatro? Quem paga a outra metade do cara do cinema? Quem paga a outra metade do sujeito que trouxe aquele show bacana que todo mundo queria ir? Nin-guém. Pois é, prá atividades de lazer e cultura, é meia entrada e pronto. Pros bambambans das carroças de transporte público, tem que arrumar dinheiro meu, seu e nosso prá cobrir a outra metade.
Repetindo o que disse das outras vezes: Alguém é obrigado a ir no cinema ou é uma escolha que a pessoa faz? E pegar ônibus, a pessoa escolhe? Essa mina de ouro lida com um serviço que o cara não tem chance, ou usa ou usa, só isso.
De novo uma continha, se você quiser ver mais dá uma lida nos outros posts. Aqui a passagem mais usada custa R$ 2,30. Supondo uma condução de ida e uma de volta, cada vez são R$ 4,60. Normalmente o nosso amigo estudante vai prá aula 5 dias da semana, o que dá R$ 23,00. Isso numa semaninha só. Agora vê bem, se ele estivesse pagando meia: Noves fora zero, deu R$ 11,50.
Então, lembra do cinema que eu fui? Com a grana da meia passagem que o jovem ávido por cultura economizou, ele pode ver 3 filmes, isso com a grana de uma semana. Mais ou menos uma semana de meio passe cobre o mês de cinema do sujeito, já que dá prá ir 3 vezes e ainda sobra um real. Na semana seguinte, ele junta esse unzinho e aí tem R$ 12,50 de lucro. Tem livro que custa isso. Pronto, 3 filmes e um livro. Ahn? Claro uai, não esqueci não. Ainda tem mais duas semanas nesse mês aí, lucro extra de R$ 23,00 para mais cultura e lazer.
vendo, meia por meia a do ônibus, que é dinheiro obrigatório, virou um bolsa-cultura. Pode parecer que sou, mas de jeito nenhum sou contra a meia entrada. Só sou muito mais a favor de meia um monte de coisas, principalmente aquelas coisas que todo mundo é obrigado a usar.

Um comentário:

  1. Luiz, não vai falar nada sobre futebol não?

    X D

    clarisse.

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)