segunda-feira, 7 de maio de 2012

O MÉTODO POMODORO

Comecei a escrever este post e apaguei. Depois troquei o título. Era PROCRASTINAÇÃO X MÉTODO POMODORO. Quando vi, o assunto procrastinação já ia longe, e disso já falei demais. Então tirei essa parte, que só vai sobrar aqui no inicinho.
Bom, o Método Pomodoro. Colando da wikipédia, "Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980.[1] A técnica utiliza um cronometro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de 'pomodoros". 
Estou aqui para dizer que funciona e que é um bom antídoto para a procrastinação (putz, olha ela aí de novo).
Na verdade, venho usando uma adaptação livre do método. Em sua teoria, esse tempo é sempre de 25 minutos e os intervalos de pausa é que vão variando no decorrer do período em que está sendo utilizado. Claro que existe um desenvolvimento teórico que justifica toda a ação. Foda-se a teoria, o que me interessa é a prática de desestagnação. Se não existe a palavra, acabou de ser inventada, mas acho que existe.
Olha só, pego o timer... Sim, comprei um timer de cozinha pra isso. Foi meio uma epopeia, porque custei a encontrar. Não que seja difícil, porque nem deve ser, mas, nos lugares onde eu procurava, ia chegar na semana que vem. Como eram perto de casa, eu ficava esperando a semana que vem, que se desdobrou em várias semanas que vem. 
Enfim, pego este timer que comprei e marco um tempo. Não exatamente 25 minutos, mas um tempo que acho legal de marcar. Daí começo a fazer o que preciso. É engraçado porque com isso a gente não enrola. Sei lá, aquela sensação de que o tempo tá andando te bota pra correr. É muito bom pra quem não tem hora de fazer as coisas, chefe ou cliente cobrando. O fato de ter marcado aquele tempo te dá a obrigação de correr com aquilo, como se a gráfica fosse fechar, por exemplo. 
Muitas vezes o tempo estoura. No meu método adaptado isso não tem importância. Normalmente você já tá no ritmo mesmo, e toca o bonde. O bom é que, enquanto está dentro do tempo determinado pelo timerzinho, você não se distrai. Esquece e-mail, facebook, MSN... Na verdade, TEM QUE ESQUECER. Este é o método, afinal de contas. Se não vai esquecer, nem adianta fazer. No início pensei que ia precisar de uma disciplina monstra, que não tenho, pra conseguir isso. Mas não, por incrível que pareça, a coisa flui.
Finalizando, pomodoro por que? Bem, quando o cara começou a testar essa ideia, usou um timer de cozinha em forma de tomate. Tomate = Pomodoro. Daí o nome. 
Mas você pode usar este timer:


Ou este outro aqui:






Eu optei por este:



É, pra dar um toque de glamour e futilidade nisso tudo né? Afinal, como disse o meu amigo, na superfície também se vive.  ;-)

3 comentários:

  1. Que timer chique... rs
    Adorei seu blog, seguindo.
    Bjs

    Dá uma olhada no meu? http://thamyrisaquino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei os modelitos dos timers e o seu texto. Boa dica! abs!

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)