quarta-feira, 13 de junho de 2012

O PREÇO DAS COISAS, MAIS UMA VEZ

Quando pensei no título desse post, ia colocar "O Preço das Coisas - 2", porque lembrava de já ter usado antes. Recorrendo à pesquisa do blog, pra ver a data, percebi que, na verdade, já tinha usado era um monte de vezes, nem sempre como título, algumas como expressão. Aí ficou esse "mais uma vez". Sei lá, de repente vira uma série né, igual a tantas outras descontinuadas deste blog.
Indo direto (?) ao ponto, mais uma postagem médica. Não que eu seja hipocondríaco (tá, eu sou um pouco sim), mas é que o caso de preço aqui envolve remédio.
Bom, eu tenho uma paradinha meio sinistra na coluna, daí o médico me sugeriu um tratamento com um medicamento que pode dar certo ou não. Independente do sucesso, meu comprometimento tem que ser de no mínimo dois anos, porque só aí é que vai aparecer algum resultado em exames. Pois bem, esse assunto gerou um enorme blablablá, que não vou entrar em detalhes. O fato é que o tal do remédio fica mais barato manipulado, como aliás todo medicamento (acho).
Agora entra o absurdo da história toda. Quando a gente tem uma fórmula pra manipular, ela, naturalmente, é a mesma pra todo mundo. Meio óbvio isso. Então por que os preços conseguem ser tão diferentes, tão ABSURDAMENTE diferentes de uma farmácia pra outra?
Vou dar o nome aos bois. Vai que de repente tem alguém lendo isso aqui, pronto pra ir numa farmácia. O nome do remédio não vou falar, mas posso dizer que a receita foi de sachês suficientes para 3 meses. Mais ou menos, na verdade, 90 dias.
Então:
Farmácia Universal, na Floresta: R$ 191,00
Drogaria Araújo (que atende também manipulação): R$ 161,00
Neopharma, em Santa Efigênia, com matriz no Santo Agostinho: R$ 101,00
Isso mesmo, centoeumreais!
Agora, me conta. O que justifica um disparate desses? Os "ingredientes" não são os mesmos e a mistura igual?
Noventa paus de diferença? Tem dó né gente... 

Um comentário:

  1. Eu poderia fazer um comentário CLICHÊ nesse seu post que resumiria tudo: "BRASIL!".
    Só que para esse assunto a coisa é um pouco mais complexa. Por se tratar de saúde, os valores são revoltantes e abusivos. Só que, nas farmácias, além dos preços dos remédios, pagamos tambémas marcas distintivas. Os médicos tem participação fundamental nisso tudo. Sim... Alguns médicos fazem a recomendação dos medicamentos se baseando em seus fornecedores, mesmo sabendo que exista outro medicamento igualzinho, mais barato, só que de "marca" diferente. Pode acreditar. Há um documentário sobre isso. Injusto, não é?
    Só que isso não acontece somente aqui no Brasil, mas em vários países.

    Triste!

    ---

    Convido você a conhecer o meu blog também:
    http://joycebc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)