quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

MÁSCARAS DE CARNAVAL E AS VÁRIAS FACES DA MESMA MOEDA


Foto: reprodução TV Foco
Redes sociais são o paraíso das tretas e são tantos os assuntos sobrepostos que mal nos lembramos do que motivou textões na semana passada.

Com a chegada do Carnaval, fomos apresentados às máscaras "Fábio Assunção", com muita polêmica, a meu ver até positiva. Claro, há bem pouco tempo essa questão não teria as reações de agora. As máscaras seriam campeãs de venda e todo mundo (a maioria) ia achar a ideia bem divertida. Felizmente, estamos evoluindo e há um repúdio generalizado (de novo, a maioria) contra a exploração da imagem do galã de maneira tão pejorativa.

Diante disso, que fique esclarecido (porque nada mais pode ficar nas entrelinhas, nem todos entendem) que sou contra a tal da máscara, como de fato também seria da mesma forma mesmo que há alguns anos.

Aí tem o outro lado, ou os outros lados dessa moeda de muitas faces. Bêbados, ou atualmente chamados dependentes químicos, são personagens do humor desde sempre, e continuam sendo. Artistas que se unem no apoio ao colega se utilizam de personagens nessa condições pra provocar o riso. Pois é, a velha pergunta: Qual o limite do humor?

Outra coisa é a glorificação do álcool. Diferentemente de outras drogas, até mesmo algumas menos prejudiciais do que ele, o álcool é uma droga "lícita". Mais do que legal, é uma droga incentivada. Mais do que incentivada, chega quase a ser obrigatória em alguns círculos ou situações sociais. Experimente ser a pessoa que não bebe. Você se torna de imediato alvo de questionamentos dos mais variados, que vão desde religião a tratamento com antibióticos. O "normal" é a pessoa chegar no "churras", na festa de Natal ou na confraternização da firma e encher a lata. O bêbado da família costuma ser o mais popular da noite, engraçado e animado, aquele que é "de bem com a vida".

Pra fechar, como disse no início, estamos sim, evoluindo. Agora é pensar até onde vai essa evolução, se vamos encarar até o miolo ou permanecer sempre na casca dos likes nas nossas superestimadas redes sociais.

PS: Fui ao Google buscar a imagem pra ilustrar o post e encontrei até "Máscara Fábio Assunção pra imprimir". Parece que o caminho ainda será bem longo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)