domingo, 24 de maio de 2009

QUE FIM LEVOU VANESSA JACKSON?

Domingo de noite, tá rolando a final do American Idol na TV. Final modo de dizer né, porque a essas alturas todo mundo já sabe o resultado. Nessa edição o Sony divulgou a grandissíssima novidade de apresentar o programa com apenas uma semana de diferença do "ao vivo". Ram ram, grande vantagem, uma semana hoje equivale ao que?
Lembro de quando eu era criança, minha tia, em Juiz de Fora, atualizava, POR CARTA, os capítulos de novela pra a minha irmã. É, lá as novelas passavam primeiro que em BH. Pensa bem, dava tempo de mandar pelo correio e quando chegava ainda era inédito. Sony, acorda, esse tempo já passou.
Voltando lá atrás, sempre que posso acompanho o American Idol, e uma dúvida persiste. Por que o Brasil, sendo tão musical, tendo tanta gente que canta bem, nunca conseguiu fazer um programa de calouros com nível pelo menos aproximado? Tá, muita gente não vai concordar, mas geralmente o primeiro a ser desclassificado do American Idol é melhor que o vencedor das edições daqui. Vou fazer um aparte caso esteja falando besteira. Depois do Fama, na Globo, nunca mais acompanhei as outras franquias. O primeiro Fama teve uma candidata muuuuuiiiiiito boa, Vanessa Jackson. Mas cadê essa moça? As outras, ou outra edição, não sei quantas foram, não tiveram nada que salvasse. Quanto ao programa dos EUA, verdade seja dita, eu nunca concordei com o vencedor, sempre tava torcendo prá algum outro.
Bom, mas isso não é o mais incrível nesse assunto todo. Impressionante é como o formato, provavelmente uma das coisas mais antigas da TV, herança de rádio, hoje seja vendido pro mundo inteiro. Gente, programa de calouro??? Por que as emissoras tem que brigar pelos direitos de apresentação de uma coisa que sempre existiu? Ah, vamo combiná, muito melhor que Idolos é o programa do Raul Gil.
Olha só, li outro dia que o jurado American Idol, Simon Cowell, é dono do programa Britains Got Talent, o tal que "revelou" o fenomeno Susan Boyle em um bem tramado arranjo marketeiro. Mesmo com muita vontade, ele não pode entrar com o seu programa nos EUA, pelos compromissos que tem no similar americano. Afff, tudo programa-de-calouro, desde que o mundo é mundo existe isso, como alguém pode ser dono de um formato que na verdade é identico ao outro e ainda por cima criarem estas restrições de mercado? Mercado do que meu deus do céu????
Pois é, depois riem de mim quando falo que inventei o clips e o Post- it, um papelzinho com cola, vê bem!

5 comentários:

  1. "nada se cria, tudo se copia". baseado nisso, vc pode copiar um formato já existente de qq coisa, fazer algumas adaptações e registrar. daí é só vender a "marca" e se for um sucesso, todo mundo vai te achar um gênio (por algum tempo).
    eu assistia o FAMA, lembro da Vanessa Jackson e sinceramente não sou muito fã desse jeito Ed Motta de cantar. pra mim, que sou fã de MPB, o melhor do FAMA foram duas cantoras, Roberta Sá (que vai muito bem) e Nalanda (que parece ter sumido na poeira do elefante). não assisto Idols ou outro programa do tipo, tenho trauma (o meu preferido tbm nunca ganha, discordo dos jurados, do público...).

    ResponderExcluir
  2. Será que a Vanessa virou mesmo cantora da Igreja Renascer??????? Ouvi este boato outro dia. Que ainda canta bem, más só gospel... Nas horas de folga tá fazendo cover do Ed Mota e que tá trabalhando uma musica nova... Ave Maria de Gunot em Latim!!!!!!!!!! Deve ser coisa deste tipo.
    E a Roberta Sá nunca ganhou...
    Dá para acreditar em programas assim????
    Participem da Campanha... Amordace a Susan Boyle!!!!
    Minha mãe que sempre foi dona de casa, também canta muito bem!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muita da enveja só quem não entende nada de musica é quem diz qua a vanessa jackson não canta nada,eu sei que ela foi a ganhadora + que merecida pois com as tecnicas os arranjos e a voz dela não tem quem ganhace dez da primeira apresentação dela eu sabia que ela iria ganhar se ñ fosse assim este programa seria uma fraude.
    Parabéns Vanessa JK vc é a melhor.

    ResponderExcluir
  4. não assisto nenhum reality, pq acho uoh.
    achoq vanessa tem uma voz ótima.
    achoq uoh deter direitos autorais, pra programa
    de calouros.
    raul gil, idol, X-ñ seiq peste, idolos,fama são tudo a mesma porcaria.
    chato e ponto. achoq kem ker cantar, ser reconhecido pela voz, temq ralar no bar.
    nada de televisão se expor. a fama, o reconhecimento vem dpois.

    ResponderExcluir
  5. O melhor foi Adelmo Casé, que hoje comanda a Banda Negra Cor, com vários sucessos, SEM MAIS!

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)