quarta-feira, 23 de setembro de 2009

AS LEGITIMAS

Minha sobrinha é representante das sandálias Havaianas. Minha irmã vende Havaianas na loja dela. Por estas únicas razões, comentamos na casa da minha mãe o comercial que estava sendo veiculado na TV. Achamos engraçado e legal, pelo fato da divulgação provavelmente alavancar as vendas. Até minha mãe achou engraçado, ela com 82 anos, mais ou menos o que a tal avó da propaganda deve ter.
Não demorou o carnaval da moral e dos bons costumes. Eu mesmo li em um jornal a carta de um leitor - homem - indignado com aquela velhinha safada sugerindo que a neta tivesse sexo descompromissado com um galã. Daí ontem vi no intervalo de algum programa a velha senhora falando que o filminho tinha sido tirado do ar, e que agora poderia ser visto pela internet. Claro, não é que alguém vá acessar um video desses no site, nem tão legal o anuncio é, mas foi uma estratégia para manter o assunto no ar. No momento que a doninha fala ali na TV, aproveitando prá ressaltar de novo seu jeito moderninho ao se fazer de internauta, na verdade tá é fazendo a divulgação do produto.
É, muita lenga lenga só prá dizer como o mundo ainda é o mesmo mundo. Há alguns anos atrás, o Jô Soares fez uma brincadeira totalmente real. Ele disse que o pai se vangloria das conquistas do filho, que comeu a vizinhança inteira. Mas nunca um pai vai dizer orgulhoso que a filha deu prá todo mundo do quarteirão. A lógica da propaganda é a mesma. Fosse um avô recomendando ao neto traçar a estrela de novela, todo mundo ia bater palma. Ninguém ia condenar o velhinho, iam era dizer pôrra, olha aí, que vovô garanhão. Por incrível que pareça, essa reação não seria somente dos homens, mas também das mulheres. Você sabe, aquelas que criam os homens para que eles continuem a ser... Homens. Du-vi-de-o-dó que ia ter uma cartinha de protesto contra a indecência da propaganda.
Enfim, homens são homens, mulheres são mulheres e as diferenças independem da orientação sexual. Mulheres que transam com mulheres são mulheres, assim como homens que transam com homens são homens, isso não muda nem mesmo nas radicalizações onde alguém se traveste como o sexo oposto. Agora, uma coisa que muda todo mundo é a idade. Não acho que aquela velhinha seja uma peça de ficção. O passar dos anos, por uma estranha razão, não cristaliza o pensamento conservador, mas pelo contrário, areja a cabeça em direção a maior tolerância. Dá uma olhada a sua volta, observe os idosos de casa ou da vizinhança. Falei bobagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)