sábado, 26 de junho de 2010

ALUCINAÇÃO COLETIVA

Aqui em BH acontece um fenomeno estranho. A população é vítima de algumas alucinações, mas nem sempre no mesmo horário ou local. Será que é alguma coisa na água?
Explico: Um grande jornal daqui, o Estado de Minas, tem uma parte de serviços bem legal. Não sei se os outros também têm, mas como ele é o que eu assino, leio todos os dias, então vejo é lá. Na verdade são duas seções diferentes, porém mais ou menos a mesma coisa, em espaços diferentes. Não é exatamente igual porque em uma já vem resposta, na outra não, embora muitas vezes esta surja alguns dias depois em forma de carta.
Nesses espaços as pessoas, leitores ou não, podem se manifestar. Na de cartas são assuntos diversos, embora todo dia tenha alguma reclamação de fatos percebidos na cidade. A outra já é mais dirigida para reclamações mesmo, e a publicação já vem junto com a resposta que normalmente é dada por autoridade competente no assunto.
, já enrolei muito, então onde é que a alucinação entra nisso? Simples, todas as respostas sempre esclarecem ao reclamante que aquilo que ele reclamou não existe.
É assim, você fala de um barulho que grita na porta da sua casa. Eles respondem que não, ali não tem barulho nenhum. Você fala que tem tumulto no trânsito de uma esquina que você passa todos os dias. Eles explicam que não, ali não tem tumulto nenhum. Aí você fala que em tal esquina rola bota fora de entulho e de lixo. Eles atestam que não, ali naquela esquina não tem nada disso.
Entendeu? Não é o jornal que fala isso. O jornal abre o espaço pro morador da cidade fazer a sua reclamação e, coerentemente, abre espaço para que alguém responsável possa responder. Naquela seção lá de cartas, publica a que o leitor manda e, naturalmente, abre espaço para que qualquer pessoa possa responder.
O resultado é esse. Alucinação coletiva. A cidade é perfeita, deve ter mesmo só o problema na água, que ninguém ainda detectou.

3 comentários:

  1. Adorei o post!!! Acho que é assim mesmo, não só nesse jornal, e sim na maioria dos casos em que alguém reclama e a outra parte não tem jeito nenhum pra justificar. Negam até a morte!!! E o elo sempre arrebenta pro lado mais fraco...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que o assunto é sério, mas foi engraçado a maneira que vc explicou kkkkk. É a própria sociedade que tem o direito de reclamar, reivindicar seus direitos, e é a mesma sociedade que boicota esse direito. O prejudicado é a própria sociedade '-'

    ResponderExcluir
  3. Essa e uma tendencia mundial, na verdade.
    Algumas linhas da medicina alternativa, por exemplo, estao aderindo a tal inclinacao metodologica!

    Em uma sociedade democratica, lastreada no entendimento verbal e responsabilidade individual, esvaziar o discurso sempre desconcerta o ouvinte inquiridor. Negue ou faca referencia ao seu ato como se fosse um fenomeno, sem agente, sem responsavel de quem se pode exigir contas.

    E uma boa forma de evitar processos judiciais, sem deixar de viver a vida divertidamente. Chique e ser inteligente!

    P.S.: Pelos erros ortograficos eu me desculpo, mas meu teclado carece de um driver. Questoes tecnicas!

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)