quarta-feira, 25 de agosto de 2010

VLOGGERS

Amo Internet, acho que já deve ter dado pra notar. Por outro lado, sou meio atrasadinho com algumas coisas, lembra que nem twitter eu tenho? Pois é.
Nas minhas andanças pelo mundo virtual, deparei há pouco mais de um mes com uma coisa que todo mundo tá cansado de conhecer, os tais dos vloggers. Pelo que entendi, no Brasil a moda até nem é tão antiga assim, mas obviamente bem anterior à minha "descoberta".
Aqui no computador tudo a princípio vira meio obsessão e com isso não foi diferente. Gozado que parece que por um inconsciente coletivo um monte de gente se interessou pelo assunto ao mesmo tempo, porque foi eu começar a conhecer os vlogueiros e a coisa virou matéria em tudo que é jornal e TV.
Bom, a princípio todos são bem parecidos, o que de resto não poderia ser diferente já que o formato é um só, o cara na frente de uma camera falando o que vem na cabeça. Tipo um blog falado. Então de fato ninguém tá copiando ninguém, tudo parece porque é esse o jeitão da coisa mesmo.
Algumas características estranhas: A maioria gosta de xingar e mais engraçado, muitos gostam de xingar aqueles que os assistem, sua legião de fãs. Vai entender né, porque no meio dos fãs também tem os que não param de xingar o vlogger, ou promover uma rixa entre alguns que na verdade por eles mesmos nem tem.
Os números de acessos são estratosféricos, na casa dos milhões, coisa pra massacrar de inveja qualquer blogueiro metido a legalzinho (tipo eu assim). Lógico que a gente sabe que aqueles 30 milhões ali, por exemplo, não são 30 milhões de pessoas que entraram. Tem as trocentas vezes que o proprio vlogger entrou, tem as muitas vezes que os amigos entraram e tem o tantão de vezes que cada um entra. Eu mesmo nunca entro uma vez só em um vídeo. Mesmo assim, noves fora zero, é gente pra carvalho.
Como eu disse, o formato de todos é bem semelhante, porém os vlogueiros são diferentes. No modo de fazer e no modo de reagir ao entorno daquilo tudo. Tem um, fazendo sucesso no momento, que é bem deslumbradinho. Ele realmente acredita que faz a diferença, sente-se um Antonio Conselheiro da molecada que o acompanha. Na sua ilusão midiática tem a certeza que influencia o gosto e atitudes daqueles que o assistem, mas que nem perceberão sua falta se uma pane no youtube apagar o trabalho dele. Num piscar de olhos vão achar outro pra seguir, apoiar, xingar, admirar e todo o blablablá. Bobinho ele, critica tudo denominando aqueles que curtem o que ele não curte de criancinhas de 13 anos. Tudo com argumentos de... assim... uma criancinha de 13 anos, que viu o galo cantar mas não sabe onde.
Meu preferido foi o primeiro a estourar, e naturalmente os outros foram acusados de imitá-lo. Como ele é um sujeito inteligente e articulado, foi logo se auto desmistificando ao afirmar o óbvio: Não há imitação, há um formato regularmente usado. Pra mim ele teve a manha total ao sacar que o legal seria falar do seu cotidiano. De cara um monte de gente identifica com um monte de coisas. Como curti o primeiro vídeo dele que vi, segui vendo os outros, o que mostrou também o aperfeiçoamento. Assistindo os primeiros fica claro como com o tempo ele passou a dominar muito mais a sua plataforma.
Aff, post enoooorrrme. Agora assiste aí o vídeo mais recente do PC Siqueira, se gostar entra no canal MASPOXAVIDA e fica conhecendo o resto. Aproveita e vota nele também no VMB da MTV. Eu vou adorar se ele ganhar.

Um comentário:

  1. Engraçado é que o principal objetivo de todos eles é chamara tenção com baixaria . Particulamente, não gosto.
    Seguindo , beijos :*


    http://pensamentos-bobos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)