quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PALAVRAS CRUZADAS

bom, vou ter que concordar. Este blog não anda falando de tudo, tá mais pra um sambinha de uma nota só. Depois do longo período com ênfase nas eleições, agora toda hora tem assunto gay. É, mas fazer o que, a gente tenta ser atual, e a coisa tá pegando fogo nos últimos dias. Talvez com este post eu consiga não fechar o ciclo, que isso seria impossível, mas pelo menos depois dar uma espairecida e voltar realmente a falar de tudo, mesmo sendo este um blog sobre nada.
Então, toda hora tem alguém pontuando umas coisas loucas sobre ditadura gay, heterofobia e  idéias malucas que uma lei contra a homofobia viria a criar super cidadãos com privilégios especiais. Estranho como cada um vê o que quer né? Certo, certo, alguém pode argumentar que eu também vejo o que quero, mas tento sempre argumentar e de forma alguma desqualifico pensamentos diferentes dos meus, ou aquilo que cada um tá querendo ver, desde que também venha acompanhado de argumentos. Acontece que o mais estranho nisso tudo é existir a discussão e mais, a necessidade de uma lei. Sim, porque infelizmente ela é necessária, para garantir que "aos heteros, seus direitos, nada menos e aos homo seus direitos, nada mais" (frase que li e achei bacana demais, sintetizando que a busca é somente pela igualdade). O estranho de haver a discussão é porque heteros e homos são exatamente iguais, a única diferença é a preferência por amar-transar com gente de sexo diferente ou de sexo igual, o que no final das contas só deveria interessar a quem está transando. Mas enfim, como o ser humano é realmente complexo, isso vira um cavalo de batalha e criam-se situações bizarras, como gays precisando contar aos pais como escolhem seus parceiros sexuais ou ocultando isso nas rodas de cafezinho. Realmente um mundo bizarro onde a sexualidade define a pessoa, até mesmo como referência. Isso no caso gay, lógico, porque com certeza você nunca ouviu alguém dizer tá vendo aquele hetero lá? Heteros são médico, advogado, lixeiro. Homos são médico-gay, advogado-gay, lixeiro-gay.
Enfim, pra encerrar o post, o que está acontecendo no momento é que gays são os novos negros. É, toda a confusão vem na esteira da visibilidade. Negros nunca puderam disfarçar que eram negros, e daí vem o seu maior número de conquistas enquanto grupo discriminado. Porque a opção é uma só, enfrentar ou enfrentar, e ninguém quer ser tratado eternamente como cidadão de segunda em direitos, principalmente tendo os mesmos deveres que os da primeira classe. Como nem tudo são flores, e os negros que o digam, essa visibilidade pode causar estranhamento, reações e desconforto, mas é a única forma de buscar igualdade. Quando todo mundo souber que tem gay em casa, vai entender melhor o gay da rua.
Fechando a história, fica uma dica. Sempre que você achar que há exagero em alguma situação envolvendo homofobia, faça uma troca de palavras. Onde estava bicha, coloque negro, onde lia-se viado, coloque macaco. Se deu aí aquele ar de racismo que pode até te levar pra prisão, tá confirmado, a situação era mesmo de homofobia.
Pra amenizar um pouquinho o tom sério da coisa, fica esse videozinho super legal da comediante Wanda Sykes, que além de negra, é lésbica.

Um comentário:

  1. Sensacional a analogia. É imnperdoável que com toda a evolução tecnologica que o homem tem hoje, ainda continua com a intolerância da idade média. Precisamos lutar cada vez mais contra essa discriminação a negro, homossexuais, judeus, ciganos e outras "minorias".

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)