sábado, 9 de maio de 2009

NA MEDIDA

Tem um povo casca grossa que só fala assim:
Faz isso!
Pega aquilo!
Vem cá!
Gente que os adultos da casa esqueceram de ensinar as chamadas palavrinhas magicas:
Por favor
Obrigado
, a tia deu o toque, a mãe emendou, a professora reforçou. Mas vem cá, tudo que é demais enche o saco né não? Tem horas que não sei o que é pior, atender um casca grossa ou aguentar casca fina em excesso. Sabe o mais engraçado? Muitas vezes um por favor, ainda mais seguido na sequencia de um obrigado, soa mais arrogante do que simplesmente pedir a coisa.
Ah, prá entender, só com um exemplo. A figura vira e fala assim:
Pega aquele pano ali prá mim por favor? Obrigada.
É, tudo nessa ordem e até meio sem a pontuação, um folego só. Você nem pegou o pano e a frase vem completa. Não sei se deu prá entender, mas se você já vivenciou um pedido feito desse jeito com certeza visualizou a situação, uma arrogancia disfarçada de educação bastante forçadinha.
Esse estilo também está presente no agradecimento puro e simples (sem o por favor). Sou mega entusiasta da gratidão, até mesmo já falei disso em um tópico citando as quatro palavras. Entrego-confio-aceito-agradeço. É, mas esse agradeço aí é meio genérico, uma gratidão assim, vamos dizer, cósmica. O tal que me irrita é aquele que soa puxa-saquismo, ou necessidade de demonstrar muita bondade. Affff, que saco!
O-be-ve-o que você já notou que estou falando de alguém específico. Ram-ram, tô mesmo, mas só no sentido que me inspiro em tal pessoa prá falar de um genero, ou estilo, não sei bem o que caberia melhor. Gente cansativa que justifica demais, agradece demais, se enaltece demais por trás de uma capa de humildade. Ahhh, tô falando de alguém sim, mas acho que muito provavelmente cada um já identificou seu próprio personagem do tópico.
É isso, tudo tem sua medida e as vezes as tais palavrinhas deixam de ser mágicas. Até boa educação precisa de limite e, vamo combiná, principalmente de autenticidade.

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk!

    Ótimo. Ri muito Luiz!

    Obrigado! Digo, descupe-me.

    Sei lá, por favor né!!!

    Fred Coelho

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)