terça-feira, 8 de julho de 2008

TEXTOS DE GAVETA


Sabe aquele poema que você escreveu em um momento de dor de cotovelo? Aquele conto da noite de insônia? Todo aquele calhamaço de papel que uma necessidade interior levou você a produzir? Sabe? Pois é, eu não.
Com excessão do período de restinho de infância e início da adolescência, quando eu escrevia contos em um caderno como se ele fosse um livro, nunca tive textos de gaveta.
O pouco que escrevi para teatro foi encenado (tá bom, eu mesmo que produzi). As raras poesias que arrisquei foram publicadas em livro. As trocentas matérias de jornal, todas impressas. Releases aos montes nas mãos dos veículos a que se destinavam.
Não sei se o espírito prático do ariano, ou a preguiça do... do... do preguiçoso, nunca me permitiram escrever algo que já não tivesse um destino concreto, real e, especialmente, leitores. Desde criança existe a promessa de que serei escritor e realmente este deve ser o meu desejo mais palpável na realidade "eu tenho pressa e tanta coisa me interessa, mas nada tanto assim".
Porém, nunca concebi a idéia de ser um escritor que não fosse profissional. Entenda-se: Profissional que é remunerado por aquilo que faz como profissão.
Tudo isso prá falar sobre uma espécie em extinção - o texto de gaveta. Hoje em dia todo mundo pode publicar seu livro, pode ter sua coluna, pode opinar em todo e qualquer assunto. Ah, um parentese, nem precisa saber escrever para isso.
A nova gaveta tem uma janela para o mundo.
Qual o motivo deste post? Simples, eu continuo não querendo ter textos de gaveta, nem mesmo gaveta virtual com janela para o universo. Assim, tenho uma confissão a fazer. A idéia de criar um blog não é somente criar um blog. É tentar que esta iniciativa seja ponto de partida para algo mais.
Sim, continuo querendo ser um escritor profissional, vide a definição acima.

Um comentário:

  1. Eu sou remunerado pelo Blog que escrevo, não diretamente pelos leitores, mas sim pelo google!

    E você também pode ser remunerado, já ouviu falar em Google Ads?

    Dá uma pesquisada e, quem sabe, seu blog não renda alguns dólares (tenho meu blog há 4 anos e já tenho 15!) :P

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)