quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

TEATRO E SEMANA DE CINZAS

Minha amiga outro dia me disse que eu tenho que parar de falar que inventei as coisas. Quando exagerado, esse comentário fica com cara de mentira. Um pouquinho depois dela ter falado isso, como estavamos em uma mesa de trabalho, peguei um clips e falei que eu que tinha inventado. Brincadeirinha né?
Bom, mas teatro em BH na semana de cinzas fui eu que inventei sim. Inventei também esse nome, "semana de cinzas", que não pegou. Fácil de entender o conceito, a semana de cinzas era o final de semana que começava na quarta feira de cinzas.
Um pouco de história: Por tradição, a Campanha de Popularização do Teatro, hoje também da Dança, encerrava na semana do carnaval. Daí parava tudo, tinha a quarta feira de cinzas, vinha o final de semana, e só depois eram retomadas temporadas, já sessões normais, fora do evento de popularização.
No início dos anos 90, com produções de sucesso em parceria com a grande atriz Andréia Garavello, tive a idéia de dar prosseguimento aos nossos espetáculos no final de semana pós carnaval, entendendo por final de semana de quinta a domingo. Encontramos boa acolhida a essa idéia no Teatro Alterosa. Nossa, bom-ba-mos! Casa lotada, já no primeiro ano de empreitada. Lógico né, peças de tremendo sucesso e além disso, só a gente em cartaz na cidade.
Como o mundo é dinâmico, não levou tempo nenhum prá outras produções descobrirem o filão da "semana de cinzas" - o nome que não pegou, e logo logo a cidade fervilhava teatro no período.
No mesmo raciocínio da dinâmica, a Campanha de Popularização avançou o sinal do feriado, e passou a acontecer durante o carnaval, e também pós carnaval. Assim, a "semana de cinzas" acabou antes mesmo de emplacar o nome...
Então, se você não aproveitou a Campanha de Popularização, ainda dá tempo. Hoje todo mundo volta para a cena e o evento só encerra dia 8 de março.
Quer saber mais? Acesse a programação, http://www.sinparc.com.br/

Na foto de Jario Delano, duas grandes atrizes, Andréia Garavelo e Neuza Rocha no espetáculo "Fulaninha e Dona Coisa", que dirigi e co-produzi.

3 comentários:

  1. ah... para de inventar historias!!!


    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. gostei, amo teatro,
    já fui ator.

    :)

    http://garfosemdentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabens... bom blog



    www.bardacomedia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)