domingo, 26 de abril de 2009

A VIDA CONTADA E A VIDA VIVIDA

Eu, como a maioria das pessoas (acho), invento algumas coisas. Já até falei sobre isso em outro post, "Teatro e Semana de Cinzas", é só rolar aí pros mais antigos e você encontra.
Hoje vou falar de outra coisa que inventei. Tinha idéia deste tópico há muito tempo, mas fico sempre adiando por causa daquele lance que também já falei, quero postar na hora que o blog tiver mais leitores em número e, principalmente, em fidelidade. A urgencia agora se deu porque minha amiga que estuda letras me falou que tem usado não só o termo, mas também o conceito em sala de aula. Tudo bem, ela cita a fonte, eu, mas como não posso registrar uma coisa dessas na Biblioteca Nacional e muito menos patentear, pelo menos vou registrar aqui. No mínimo você vai saber que a teoria é minha, e quem sabe um dia vai defender isso numa mesa de bar.
A vida contada e a vida vivida. Essa expressão surgiu de uma conversa que estava rolando com meu amigo, na sala da casa dele, em Londres. Ele tinha se mudado prá lá tinha um ano (agora fazem 12) e eu estava visitando. Antes disso a nossa proximidade era muita, até moramos juntos aqui em BH. Bom, nesse período, ambos em BH, eu fiz algumas viagens, inclusive outras internacionais. Então o papo era esse. Ele ficava me falando que parecia que as outras viagens tinham sido mais legais, e aquela ali, da visita a ele, estava sendo a pior.
Estava? Não, era a mesma coisa. Claro, viagem sempre é melhor depois que acontece. Enquanto vai acontecendo é um cotidiano agradável. Mas boa mesmo ela fica na hora que a gente lembra... Lembra e con-ta.
Essa era a diferença. As outras viagens que eu tinha feito, quando chegava, contava prá ele. Esse contar animado nos primeiros dias prosseguia por dias e anos. Claro, contar viagem dura muito, tanto que tô falando aqui de uma que tem 11 anos.
Então, daí que surgiu o conceito, vida contada e vida vivida. Dessa vez em Londres ele estava vivendo a viagem comigo, e não me ouvindo contar. Isso faz toda a diferença. Fácil extrapolar prá todo o resto. Tem uma frase que adoro:
"Como são fascinantes as pessoas que nós não conhecemos".
E é isso mesmo, não vivemos com as pessoas que não conhecemos, sabemos só de contar. Você acha que a Madonna seria tão fascinante se você convivesse na cozinha dela? Claro que não. E os filmes, livros, essas coisas que nos encantam, são o que? Vidas contadas.
Enfim, é isso. Ninguém precisa achar a própria vida chatinha, entediante. Garanto que se algum dia alguém resolver contá-la em uma peça de teatro, ela será bem legal. Eu pelo menos tenho certeza que vou querer assistir.

5 comentários:

  1. Muito legal esse post!
    Eu escrevi algo, que acredito que esbarra na questão que você levantou... Acredito que você só consegue entender algo se você viver isso, por exemplo, todo mundo sabe que alguma doença como o Câncer é muito sofrida para todos na familia, mas você só consegue ENTENDER mesmo, quando você vive a situação....

    Sobre a vida contada, não sei se sou o único a agir dessa forma, e também não sei se isso é algo bom na minha personalidade, mas quase todas as minhas memórias são positivas, o que quer dizer que eu 'edito' um pouco minha vida, selecionando só os momentos mais importantes e felizes, de modo que eu protagonize meu próprio blockbuster...
    Talvez isso seja até algo como um mecanismo de defesa...

    Imaginar a Madonna na cozinha não é o pensamento mais agradável que tive hoje, mas o exemplo serviu... É bom lembrar de vez enquando que os ricos e famosos não passam de seres humanos que também acordam com aquele halito refrescante! Hahaha!
    abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Luiz, não deixe de ler, EU, MINHAS TIAS, MEUS GATOS E MEUS CACHORROS do MAURO RASI. Me lembro sempre de você...

    ResponderExcluir
  3. Luiz, adoro "escutar-te".
    Isso mesmo, sei de vidas vividas que dariam um bom livro, com bom teor para uma peça de teatro.Os BBB(arg!aff!ui!credo!vixi!)já fazem a deles um reality show-sem querer misturar as coisa, viu?- imagine uma pessoa "normal" no seu dia a dia agitado e cheio de delícias?Uhuuu!

    ResponderExcluir
  4. perdão, Luiz, mas essa Esther é minha filhota, esqueci de trocar a conta, ok?

    ResponderExcluir
  5. Acho que ja vi essa historia (ou vivi) essa historia. Coincidencia estar lendo sobre isso hoje e justamente esse texto. Voce u um sucesso. E sei que e fascinante, mesmo conhecendo voce.
    Daniel San x x

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)