sexta-feira, 30 de abril de 2010

SIMPLEZINHO E LIMPINHO

Meu amigo foi no aniversário do neto de um colega lá do serviço dele. Disse que a galera toda compareceu, porque o cara é muito querido. Aí falou que tinha sido em Esmeraldas. Prá quem é de BH, tá fácil localizar, prá quem não é, dou a dica. É uma cidadezinha agarrada aqui, tipo esses interiores que quase chegam a ser um bairro, de tão perto. Engraçado que na hora fiz uma associação que tinha sido num sítio. Liguei Esmeraldas+colega de serviço que tem neto+trabalha em TV=festão em sítio.
Nada disso. Meu amigo falou que o moço MORA em Esmeraldas, cidade mesmo, não casa de campo. É um colega não muito jovem, claro, tem neto, mas não exatamente um colega estribado. É do pessoal mais simples do trampo. Emendando logo o assunto falou que o sujeito pega serviço 7 da manhã e sai 7 da noite, que anda até uma BR prá pegar onibus, depois pega outro e assim é, ida e volta todo dia. Não satisfeito falou que o vovô é uma das pessoas mais felizes que ele conhece, sempre de cara boa, que prá ele não tem tempo ruim.
Ficou emocionado?
Eu não.
Pensei uma coisa. A satisfação muitas vezes é inversamente proporcional ao potencial de oportunidades. Quanto menos chances de mudança a pessoa tem, mais satisfeita ela é onde tá. Mas não é? Vê bem, se esse homem tivesse dentro dele um projeto não realizado, a sensação de desperdício de talento, a impressão de estar no lugar errado ou a crença de poder mais, ia achar boa essa vidinha meio de cão que leva? Sei lá, eu acho que não. Então não vejo muito mérito nessa aparente simplicidade que quem tem mais enxerga em quem tem menos. Não gosto dessa idéia romantica de que pessoas pobres são melhores que as pessoas ricas, só porque elas são alegrinhas e conformadas.
Meu amigo ainda comentou: Gente que tem muito mais fica aí, com uma cara que só de olhar dá vontade de sair correndo. Tá, não gosto do povo emburrado, nervozinho e nem de cara fechada. Mas entendo. Entendo que a pessoa, mesmo que não saia de madrugada pro trabalho e volte de noitão, pode querer coisa melhor, e ficar insatisfeita entrando às 10h e saindo às 17h.
Meu amigo (não esse, outro, que nessa época nem conhecia esse do caso) há muitos anos me falou uma frase ouvida/lida não sei onde. "Quem sabe menos, dorme melhor". Fato.
Por fim, sabe do que não gosto mesmo? Liçãozinha de moral. Tudo bem que alguém seja feliz numa existência miserável, mas não queira também dizer que isso é um valor, algo que torna um ser humano melhor que o outro. Reproduzir esse discurso me parece meio que fazer o jogo de perpetuação de poder.
Ai ai, tudo isso por causa de uma festinha infantil que eu nem fui...

A foto aí é de Esmeraldas. Google, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)