terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

NOVELAS... CADA COISA VIU

Outro dia me disseram que já fui noveleiro. Este comentário até está em um post por aí, entre os (poucos) deste blog. Faz um bom tempo que não sou mais. A minha última tentativa foi com "Celebridade", por ser novela do Gilberto Braga, um dos meus autores favoritos. Decepção total, novelinha mal amarrada, uns golpes mais sem sentido, umas estratégias totalmente furadas. Serviu prá dar saudade da boa e velha Maria de Fátima na inesquecível "Vale Tudo".
Pois bem, na função de zapear, me peguei por umas duas vezes vendo alguma coisa da tal "Caminho das Indias". Daí veio a curiosidade: Tem um núcleo de indianos não tem? Eles moram na India, não moram? Dá prá entender que a autora não fez o texto na língua que eles falariam, então obviamente todos falam em portugues. Até aí tudo ótimo. Agora, me explica uma coisa: Por que algumas palavras são faladas em indiano (seja lá que idioma ou dialeto os personagens falam)? Pior, por que alguns personagens falam em português com sotaque?
Ah não né, seria perfeitamente compreensível se fossem indianos conversando em português, daí o sotaque, normal em quem fala uma língua que não é a sua. Mas se ESTÃO na India, teoricamente falando a língua de lá, o que é aquele sotaque?
Fala sério, dá pra ver novela????

Um comentário:

  1. Sobre as novelas, concordo em gênero, número e grau. A grande questão é que chamada 'vida moderna', as pessoas não tempo ( ou vontade, ou malicia ou inteligência ) pra refletir sobre as mensagens e valores da novela, e acabam interpretando as mensagens como o único caminho. Um amigo me disse uma vez que a mente humana, quando não explorada de verdade, fica 'atrofiada', e por saber dessa condição, fica praticamente deprimida. Os parametros de mundo que os Brasileiros tem hoje em dia são personagens como Flora e Donaleta, e a vida em sí é um pouco mais complexa que essa batalha entre o bem e o mau...
    Enfim, só fiz a introdução porque eu acho que uma novela teve um papel muito importante no Brasil, a novela 'O Clone'.
    Após os atentados de 11/9 , um sentimento 'anti-islamismo' se instalou em todo o mundo ocidental ( digo isso com grande propriedade, pois já morei fora e sei que Muçulmanos não são bem vistos hoje em dia ) , mas , graças a novela, esse sentimento não 'pegou' no Brasil.
    Palmas à Autora!
    Abraços

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)