segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CUMPRINDO AGENDA

Tem um cliente aqui da loja que é aposentado. Gente que vem muito às vezes se torna meio amiga e alguns papos rendem. Esse cara é o seguinte, nunca tem tempo prá nada. Isso já virou até uma brincadeira, porque afinal de contas ele é aposentado, e se não bastasse, levanta sempre às 5 da manhã. Bom, no mesmo tema, outro dia ele me contou que encontrou com um amigo, que também tinha se aposentado, porém sem parar de trabalhar. Só agora tinha resolvido encerrar tudo e estava oficialmente atoa. Sabe o que o novo folgado falou prá ele? Que desde então não tinha tempo mais prá nada. Não conseguia ler os livros que tinha selecionado, não via os filmes que queria e nem mesmo conseguia dormir depois do almoço, sonho dele dos tempos de trabalhador.
Pois é, eu mesmo tava com este post engatilhado há um tempão.
Tudo isso prá dizer que agenda acaba fazendo falta. De-tes-to compromisso, seja ele qual for. Não gosto de nada programado e acho péssimo ter hora marcada prá isso ou aquilo. Inúmeras vezes já me peguei sonhando com uma rotina, pensando que a vida levada assim é melhor e menos angustiante, no sentido daquelas ansiedades não-sei-do-que, que fazem a gente levar uns sustos sem mais nem menos, parecendo que esqueceu o ferro ligado em cima da sua camisa boa, a de sair.
Então. Talvez o ideal seja tentar encontrar um meio termo, o que é bem complicadinho prá gente assim, como eu. Por outro lado, o senso prático faz com que a falta de compromisso torne a gente quase que inoperante. Olha só, sem prazo de entregar, sem necessidade/obrigação de fazer, meio difícil sair do lugar né não?
Outro dia vi um programa de TV, no canal Brasil, daqueles que entrevistam sem aparecer o entrevistador. Sabe aqueles programas que o entrevistado fala prá ninguém? Nesse o falante era um jornalista, Joaquim Ferreira dos Santos, e ele tava dizendo justamente isso, que nunca tinha escrito uma linha sequer que não fosse pautada. E citou Tom Jobim como autor da frase "a encomenda é a maior musa inspiradora". Se é do Jobim não sei, tá muito na moda dar autorias, vejo isso como vício de internet, que ao mesmo tempo que se apropria de tudo sem créditos vive dando créditos imaginários e aleatórios.
Enfim, cobertos de razão, o jornalista e o maestro compositor (ou quem quer que tenha dito a frase). Fazer na hora que der siginifica mais ou menos não fazer, empurrar com a barriga. Isso não é só trabalho, quantas vezes levo filme prá casa, com tempo de sobra de ver, e ele volta dentro do estojo, do mesmo jeito que foi...
Ando muito a fim de dar um up na carreira de escritor, e tenho outro livro na ponta da língua. Será que alguém aí não conhece uma editora que me mande escrever, e me dê um prazo de entrega? Heim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)