domingo, 7 de março de 2010

PRECONCEITO AUTÊNTICO

Cena hipotética 1: Uma mesa onde estão judeus e outros, não judeus. Aí eles começam a falar sobre, por exemplo, uma reunião na Sinagoga. Um dos não judeus se levanta, e fala que vai sair, prá não vomitar.
Cena hipotética 2: Uma mesa onde estão negros e outros, não negros. Aí eles começam a falar sobre, por exemplo, uma balada onde negros ficam se pegando, no sentido sensual. Um dos não negros se levanta e fala que vai sair, prá não vomitar.
Cara, impossível uma cena como esta numa emissora de TV em horário nobre né? Ham-ham, nada disso, não quando se trata de gays.
Afff, tá certo, de novo estou aqui falando de BBB. Nem vou nem me justificar mais, apesar que a tal cena eu não vi, só li na Internet, jornais, revistas, blá-blá-blá. Sei que o jogo é esse, colocar todo mundo comentando, e acabei entrando nessa. Mas é porque acho que certas coisas não tem como não botar a boca no trombone, por mais que a gente saiba que está caindo no esquema da manipulação.
Então, por que essa onda de coloridos no BBB, em nome da diversidade? Por que não judeus, negros, por exemplo, que só entram nas edições prá cumprir cota, entrar mudo e sair calado? Simples, porque a única turma que ainda pode ser achincalhada publicamente e impunemente são os gays. 
Prá quem não sabe, se é que alguém ainda não sabe, com tanto bombardeio da mídia, a cena foi justamente a hipotética acima, trocando apenas os personagens. O povo do bloco colorido comenta na mesa sobre balada gay e o protagonista do programa (sim, o programa tem um protagonista e tem dramaturgia) se levanta, prá não vomitar. "Direito dele", gritam os defensores da autenticidade. Concordo plenamente, as pessoas podem pensar o que quiserem, por mais burro que seja o pensamento. Burrice, aliás, que é a raiz de todo e qualquer preconceito. Masssss, existe uma distância entre pensar e falar. Tá bom, já sei que vão atacar de autenticidade outra vez. 
"Pô, o sujeito não tem duas caras, fala o que pensa."
Claro que sim. Veja bem, sabe quem foi bem autêntico? Hitler. Pois é, foi tão autêntico que não se limitou a falar que não gostava de judeus. Foi muito além disso, não satisfeito em confiná-los em guetos, resolveu que o melhor mesmo seria exterminá-los em campos de concentração. Voto prá ele em reality show. Né não?
Du-vi-de-o-dó que dona Globo, com todo seu poder platinado, colocaria negros na mesma situação que colocou gays. Obvio que tudo é feito em nome da audiência. Com um formato desgastado e derrubado, produziu a edição mais barraqueira do progama que sai bem baratinho prá ela. Como fazer isso? Como levantar polêmica, colocar todo mundo (inclusive eu) prá falar?
[Ah, tá bem, sem pretensão, o Boninho nem sabe que eu falo de BBB, muito menos dona Lily Marinho.] 
Não sou executivo de TV, mas a solução parece bem simples. Em nome da diversidade pega o grupo que pode ser espancado na rua, que pode ser expulso de restaurante, que pode ser assassinado sem investigação e coloca ali como palhaço. De quebra põe um cara cabeça dura, com pose de gente como a gente, e malha prá todo lado o caráter "autêntico" dele. Melhor ainda, pega um que já esteve na casa. Entre tantos que já passaram por ali, por que justamente ele? Ora, ora, ora, na lógica dos milhões (da emissora, e não a mixaria do prêmio) tudo tem uma razão. Ó-be-ve-o que a escolha não foi aleatória, muito menos a edição dos fatos e a assessoria de imprensa.
Então, você já assistiu "A Onda"? Recomendo...

2 comentários:

  1. Concordo totalmente. Não costumo comentar, mas como eu vi a foto de "a onda" nao resisti. :D
    A globo cada dia que passa esta ficando mais hipócrita e ridícula.

    ResponderExcluir
  2. luiz, assisti os dos "A Onda"; o dos anos '70 e o feito agora e curti mais o primeiro.
    Bom, sobre seu texto de hoje, concordo em parte e discordo em outras. Acho um mito falar que " preconceito de burrice", por que não é verdade: pessoas extremamente cultas e donas de brilhante inteligência demonstraram preconceitos ao longo de suas vidas. Dentro do seu próprio exemplo, no Nazismo, haviam pessoas donas de cultura e consideradas de extremo "bom gosto"; haviam artistas e intelectuais.
    O que eu acredito que ocorre - sei que é chocante falar - é que o ser humano não é bom. Nem perfeito. Mas ele não assume isso, ele nega e vem com o discurso da banalidade e do bom senso na ponta da língua, ele fala sempre o que os outros querem ouvir, assim é o ser humano. E, como ele não assume sua maldade e seus preconceitos, ele não pode trabalhá-las, a gente só muda o que consegue assumir. Não trabalhando, negando, não há mudança e nem o encontro de formas para que essas maldades e preconceitos sejam o menos possíveis prejudiciais, para si e para o próximo. É aí que reside o problema: somos todos maus e covardes e não sabemos lidar com isso.
    Pelo que me lembro, já houveram negros no BBB, sim... em edições passadas, teve um que até apareceu seu enorme pau excitado sob a cueca e isso foi amplamente divulgado na net.
    Discordo também quando você fala que os gays seriam o último segmento que pode ser achincalhado sem penalidades na sociedade atual. Todo dia surgem novos segmentos de grupos e pessoas excluídas e estigmatizadas na nossa sociedade de exclusores e de dedos em riste. E muitos e muitos gays colaboram com isso: gordo, velho, pobre ou "mau vestido" não pode existir dentro do meio gay, que comprou como ninguém as armadilhas da juventude eterna, a negação da morte e a ditadura da estética e impõe isso entre seus pares.
    Só isso. a reflexão que provocou? E isso é muito legal!
    Sucesso!
    Ricardo
    aguieiras2002@yahoo.com.br
    http://aguieiras.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)