quarta-feira, 21 de julho de 2010

O PREÇO DA FAMA

É muito chato não poder sentar num restaurante sem ser abordado. É horrível não poder ir ao cinema despretenciosamente. É péssimo não poder fazer uma pegação pela Internet. Pior, é constrangedor precisar dar satisfações públicas da sua vida privada. Nãããão, não, felizmente nada disso acontece comigo. De volta, para vocês, o velho assunto dos famosões.
Pois é, esse é o preço pago pelas celebridades. Preço alto, pelo menos prá mim seria, mas pago em troca de contratos milionários e do prazer de exercer a profissão escolhida, sem contar as altas mordomias e paparicações. Uma troca mais ou menos justa, eu acho, e quem reclama de certa forma está cuspindo no prato que come. O prato que escolheu, que, como tudo na vida, traz o ônus juntinho com o bônus.
Mas por que isso agora? Por que um post falando o obvio do óbvio? Ah, é só a velha curiosidade e a tentativa de entender alguns novos comportamentos destes tempos modernos, principalmente os gerados pelas tais novas mídias.
Então, acontece que hoje em dia fala-se muito em ser famoso. É, esse assunto é recorrente no blog, a tal crença da fama pela fama. E as pessoas querem tudo aquilo que eu falei lá em cima, resultado de ser famoso, em troca de... de... de NADA. É incrível, tem muita gente querendo limar sua privacidade, seu direito de fazer o que quiser na hora que quiser, para em troca receber... NADA.
Vi um vídeo de uns moleques, que se tornaram "célebres" no youtube, onde eles iam a um shopping e começavam a ser seguidos. Postaram este vídeo como uma prova de que isso aconteceria com eles, tipo, provando para outros tantos internautas a sua "fama". Montagem ou não, é fato que alguém hoje curte não ter sossego numa visita a um shopping sem ganhar nada com isso. Tá, também não deixa de ser esquisito quem alimenta estes egos malucos.
A fama é uma coisa boa, porque (e quando) é o reconhecimento de um valor. Fui famoso na sexta série, quando ganhei a Feira de Ciências do meu colégio. Um médico se torna famoso quando faz diagnósticos acertados e tratamentos eficazes. A faxineira da sua casa é famosa pela competência na limpeza, e essa fama faz com que ela não tenha um único dia livre durante a semana. O moleque anda no shopping, com uma galera atrás. Que fama é essa? 
Será que estou meio mercenário ou utilitário demais? Comentários sempre são bem vindos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)