terça-feira, 24 de março de 2009

NOVAS DIRETRIZES

Sentiu minha falta ontem? Sei lá, minha impressão é que ninguém sentiu :-)
Vamos lá, desde o início tenho a resolução que não quero escrever um blog sobre blogs. É, incrível isso, mas um percentual enorme de blogs que a gente vê são justamente sobre a experiência de fazer um blog. Outra coisa que até já falei antes, blogueiros formam uma espécie de confraria, então fica assim, blogueiro escrevendo prá blogueiro ler. Óbvio que quero leitores blogueiros, todos são bem vindos no meu objetivo de ter audiência, mas sinceridade? Quero mesmo é ter leitores. Olha só, teria sentido colunistas de jornal escreverem visando outros colunistas? E mais, jornais serem impressos prá outros donos de jornais ficarem lendo? Tá bom, não sou nenhum destes estrelões que bombam as vendas das revistas, estou falando somente em termos de objetivos.
Então, novas diretrizes. Resolvi ontem que não vou me obrigar a escrever todos os dias. Razões várias:
* Quero escrever coisas interessantes prá conquistar cada vez mais leitores. Se tenho a obrigação de escrever, nem sempre vou conseguir coisa boa. Não, não se trata de "inspiração", mas sim de ter a mão temas que sejam de certa forma relevantes.
* Quando escrevo todos os dias, vou "abaixando" posts legais, que por isso talvez nem chegarão a ser lidos. Vamo combiná, seria muita pretensão achar que você entra aqui todos os dias.
* Tenho alguns temas bacanas que coço a mão prá escrever. Mas sabe a sensação de desperdício? Daí que quero ter uma audiência mais garantida na hora de falar sobre eles, então vou adiando um pouco.
Creio que basicamente são estas as razões.
Quer dizer então que não vou mais escrever todos os dias? Não, não é bem assim, muito provavelmente continuarei postando diariamente, com raras excessões, como aconteceu ontem. Seeeeeee você puder, deixe comentários nos posts que ler, gostar ou odiar. Eu sei que as vezes é bem chatinho, muitas vezes trava, outras vezes a gente manda e não vai. Tentei facilitar configurando para comentários anônimos e não moderados. No local adequado, quando você clica prá dar suas opiniões, tem um textinho explicando isso. Comentários são importantes porque nos dão a dimensão do acompanhamento do blog, uma vez que os contadores de visitas não são muito confiáveis.
Desculpa, hoje foi blog sobre blog, mas prometo que estes serão momentos raros em um universo que pretendo fazer interessante.
Ah, amanhã é meu aniversário, "sou ariano torto, vivo de amor profundo. Sou perecível ao tempo, vivo por um segundo. Perdoa meu amor, esse Nobre Vagabundo..."

4 comentários:

  1. Seu texto reflete muitas coisas que eu sinto também em relação ao meu blog. Já acompanho suas postagens por um tempo. Sou um daqueles que não comenta sempre. Acontece que eu vou vendo o que acontece por um tempo, o posicionamento de quem escreve, e a relevência dos assuntos até resolver dar minhas opiniões. Depois que eu comento a primeira vez eu me sinto mais a vontade de voltar mais vezes.

    Suas reflexões são mais do que certas. Escrever sobre qualquer coisa só para manter o blog atualizado ou fazer grandes pesquisas temáticas para um bom post? Já tentei as duas alternativas e não colhi resultados empíricos suficientes. Tem gente que lê, gosta e não comenta. Tem gente que comenta e não lê só pela cordialidade de um comentário seu no blog dela. Enfim, uma gama enorme de possibilidades.

    Escolhi esse seu post para falar porque no meu blog eu também já escrevi diversos textos como esse. Textos metalinguísticos como eu gosto de chamar. Falam do blog e mais nada. Mas eu acho um exercício necessário de auto-conhecimento. A questão é que, de uma forma ou de outra estamos lidando com o público. Não um enorme contingente, mas com pessoas que vem e vão e leem ou não. Daí que acho o título do post, "novas diretrizes" um bom título e um bom direcionamento. Diferente do meu, paralítico no tempo, eu não esquento com isso. Faço textos enormes que todos reclamam e muitos não leem até o final. Mas é bom encontrar alguém que está na mesma encruzilhada que eu... querendo leitores, querendo ser lido. É uma experiência válida que só depende do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Bom, sua decisão é algo que decidi logo antes de começar no blog.
    Escrever por obrigação, tira toda a poesia do texto, aliás, acredito que tudo que se faz por obrigação, em certo ponto vira um pé no saco.
    Escrever de vez enquando é melhor pois você pode 'juntar assuntos', e também você pode selecionar melhor o que quer escrever, digo isso pois daqui uns 5 dias quando eu for postar novamente, só escreverei aquilo que foi importante o suficiente para permanecer nos meus pensamentos, logo, só escreverei aquilo que de certa forma, me marcou.
    Bom, seu post é de ontem, portanto hoje é seu aniversário!
    Então parabéns, tudo de bom e espero que o dia tenha atendido as suas expectativas!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Mt foda!
    Mt foda! Mt foda! Mt foda!

    Ahh, vc entende que eu acho q é mt foda td isso q vc disse né!

    "Mt foda" expressa td!

    ResponderExcluir
  4. Príncipes fazem aniversário durante uma semana, portanto, PARABÉNS!!! Amei seu blog e seu texto está melhor que nunca.
    Saudade docê, ô obra!
    Bebeth Joinville SC

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)