domingo, 15 de março de 2009

DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES

começo dizendo que gosto de balada. Gosto de música eletrônica, gosto de trance, gosto do bate-estaca. É, não sou do tipo que fica ouvindo bolero. Gosto de música alta sim, só não gosto quando vou dormir. E foi assim que ontem vivi mais uma situação bizarra, dessas lógicas inexplicáveis da criação humana.
Moro em frente a uma boate. Tipo moderninha, uma das mais badaladas da cidade, no genero. Não quero atrapalhar o negócio de ninguém e me considero até bem compreensivo.
Agora me conta, o som da boate tem que ser na pista ou no meu quarto? Pois é, vai entender porque, essa casa noturna vanguardinha inventou uma moda de ali pelas duas da manhã jogar o som com tudo prá fora. Gente, será que eles pensam que as pessoas vão tirar seus pijamas e correr prá lá? Será que só nessa hora o povo vai descobrir que tem festinha rolando do outro lado da rua? Que tipo de estratégia maluca é essa? Ah, e isso não é só no sábado não. Com uma programação intensa, as vezes em plena quarta feira, tudo quietinho, lá prá uma da manhã começa o batidão. Bom, já deu prá notar o quanto enche o saco né?
que entra a comédia municipal. A Prefeitura de BH, muito preocupada com o cidadão, tem um serviço chamado Disque-Sossego. Então nestes casos você não precisa ligar prá polícia, dar alteração na porta da boate, nada disso. Basta pegar o telefone e pronto. Acreditou? Pode ligar a vontade e falar com uma secretária eletrônica, que pede seus dados e nunca mais te dá notícia.
Ontem, já preparado para falar mais uma vez com a máquina, sou surpreendido por uma voz grave, identificando:
"Disque Sossego boa noite"
Meio atônito com a surpresa de estar ouvindo uma pessoa, comecei a relatar o meu martírio noturno, isso eram 1h40 da madrugada. O cara explicou que quando cai na secretária é porque "os ramais" estão ocupados... Ahn??? RamaiSSSS ocupados duas da manhã? Prá não render o assunto prossegui com a minha queixa. Depois de tudo conversado, vem a bomba:
" Vou passar a reclamação para o fiscal e ele vai te ligar".
Como assim? Me ligar? Uai, não vai dar um jeito no barulho não? Aff, enfim, beleza, se não vai ser hoje, pelo menos futuramente não vou precisar passar pela festa no apê com som que vem da rua. I-no-cen-te-men-te perguntei:
- Quando ele vai me ligar?
- Bem, a fiscalização vai até as 3 horas da manhã, então ele vai ligar até as 3...
Você entendeu? O fiscal ia ligar PRÁ MIM até as TRÊS DA MANHÃ! Fiquei sem palavras diante de algo tão teatro do absurdo. Dá prá acreditar? Claro que falei do bizarro da coisa, e ele manteve aquele tom natural, como se estivesse me falando a coisa mais normal do mundo. Pronto, pensei, agora além do barulho vou ficar tenso esperando uma ligação...
Você ligou? Nem ele. Felizmente o barulho diminuiu, consegui dormir mais ou menos e fiquei conhecendo mais uma brilhante iniciativa da Prefeitura da minha cidade. Parabéns, o cidadão com olheiras agradece!

6 comentários:

  1. Nossa, não consigo imaginar a situação, mas por algum motivo, a primeira imagem que vem nos meus pensamentos, é uma cena de algum desenho ( não consigo identificar qual, pois vários retratam isso ) , em que uma das personagens tenta dormir, e a música alta não deixa, gerando cenas como lâmpadas caíndo por conta da vibração. Espero que sua casa continue inteira...

    Eu moro numa cidade que não é uma capital como BH, mas é grande até. Meu bairro, felizmente, é tranquilo... Alguns anos atrás existia até uma fazendinha, então eu acordava as vezes com barulho de galo.
    Ah, tem meu irmão também, extremamente barulhento que não conhece a tecnologia do fone de ouvido, mas ele não mora mais aqui, então 9 meses do ano eu tenho sossego sonoro.

    À respeito do seu comentário, ainda não assisti Cidadão Kane, mas vou procurar quando possível, e não se preocupe, como disse, entro no seu blog com mais frequencia que em meu próprio...
    E obrigado por virar o primeiro 'seguidor' do meu espaço!.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse mundo ta perdido mesmo.
    O complicação hahaha.
    Legal o blog.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. E são 5 e 03 e o silêncio ronda lá fora . Tô Acompanhando a febre de minha filha e com uma dor de dente danada. E você aí dormindo. Ou ouvindo um rock gratuito.

    Um abração.

    ROMuLO DUQUE

    ResponderExcluir
  4. Cois aboa, hein? Quer dizer que eles vão tocar teu telefone insistentemente daqui a uma hora! Bons sonhos! bom o teu texto.

    ResponderExcluir
  5. A fiscalização ligar para o cidadão é ótima... Provavelmente estavam ocupados fiscalizando o dinheiro que eles desviam todos os dias. Eu moro em meio à bares, imagina a barulheira... todo dia, entre meia noite e 1h da manhã, para uma viatura da PM em frente a um desses bares... será q é o famoso "arrego"?
    aqui tb é uma rua muito movimentada, que dá acesso à outros lugares movimentados... dá vontade de tacar uma pedra nos carros, que não esperam 2 segundos de sinal aberto pra buzinar! ainda bem que tenho ar-condicionado...

    ResponderExcluir
  6. Luiz, como sou notívago de nascença e boemio de insistência, eu entendo sua revindicação e acho positiva a denúncia. E como sou belorizontino de nascença e insistência, fico besta com o serviço do disque sossego. Então é assim? Você liga para ter sossego e fica mais irritado? Agora, você terá dois vilões para impedirem a sua suave contagem de carneirinhos: a boate e o fiscal.
    Tô passado!
    Outra coisa:
    você tem que ter uma coluna em algum jornal. Fantástico seu estilo, seu humor e suas tiradas inteligentes.
    Abraço,
    Wesley Marchiori

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)