sábado, 14 de março de 2009

PRÁ BOI (OU MAPARÁ) DORMIR

Eu acho que existem umas regras bem incompreensíveis. Dá vontade de encontrar com a pessoa que criou e perguntar: "Prá que"? Pura conversa prá boi dormir.
Olha só, ontem na TV vi um programinha, desses de minutinho só, patrocinado por uma dessas empresas aí que fazem da ecologia sua garota-propaganda. Pois é, tinha a ver com Amazônia e tal, mas falava especificamente de um peixe, o Mapará, que como o nome já diz, é encontrado onde? No Pará.
Bem legal a produção, com imagens bacanas, tudo nos conformes. Aí vem o conteudo.
Pro Mapará não entrar em extinção, foram estabelecidas algumas regras, aparentemente abraçadas pela comunidade de pescadores. Bem provável que sim mesmo, já que as imagens apresentavam pessoas simples em seus barquinhos, a não gigantes predadores imediatistas, tipo, vamos acabar com tudo antes que acabe. Contraditório né? Bom, no caso da comunidade é fácil entender seguirem as regras e eles mesmos se fiscalizarem, afinal não vão querer perder seu ganha-pão.
Primeira regra apresentada: Durante 4 meses no ano a pesca desse peixinho é proibida. Tem um nome certo mas vulgarmente falando é óbvio que trata-se do período de reprodução. Então, deixa acontecer a multiplicação dos peixes. Fácil de entender, fácil de fazer.
Passados os 4 meses, no dia da liberação, os pescadores fazem uma festa e saem em busca do sustento da casa. O programa ainda enfatiza que "os mais experientes sabem localizar onde estão os melhores cardumes". É, nada de estranho até agora. Aí é que entra a parte engraçada...
No mesmo tom otimista e animadinho, a locução diz que os tais experientes jogam as redes que são recolhidas com "toneladas de Mapará". Isso mesmo, to-ne-la-das. Ahn, legal, ficaram 4 meses esperando, valeu a pena. Ainda a locução: "Alguns peixes chegam a medir 50 cm". Ótimo, prá quem come bem, porção individual né?
vem o incompreensível: Só é permitida a pesca do Mapará a partir de 29 cm... Ahn? Específico assim, 29 cm, nem 30, nem 20, mas 29... Supõe-se que peixe de 28 cm volta prá água, claro. Também os de 27, 25, 19.5, 22.98 e por aí vai. É, concordo que se preservem os filhotinhos, mas agora me conta, são to-ne-la-das de Mapará, quem mede os peixes? Fica alguém com uma régua prá ver se tem vinte-e-nove-cen-ti-me-tros?
Afff, me ajuda aí né? Que norma é essa??? Tem umas coisas que prá que.. :-)

4 comentários:

  1. Vamos lá!
    Primeiro comentarei sobre o comentário do comentário ( Logo logo isso fica confuso ), no texto do blogs e blogueiros, acredito que me encaixo em várias passagens, afinal, sou blogueiro agora, mas em específico com a parte de troca de figurinhas... Encontrei o Wally ?

    Minha foto eu já havia pensado em colocar, mas é o seguinte, quando eu faço o login, eu já começo a criar o texto mentalmente, então corro para evitar do risco de esquecer as palavras, e depois da composição ser concluída, bom, não deixa de ser um tipo de parto, então acabo por 'sair correndo'do site depois, sem muita paciência pra modelar os recursos hahaha.

    Eu também não consigo mandar o comentário na primeira tentativa, nem pra você, nem pra ninguém. Ontem consegui e fiquei até espantado, pois já estava imaginando qual seria a próxima palavra bizarra que ia aparecer pra ser digitada...
    Eu tentei fazer um dos joguinhos de 'comentar', mas foi a toa, pois eu comentei, mas no meu duvido que tenham chegado a entrar... Mas tudo bem, eu escrevo pra poucos mesmo, não por querer parecer melhor, longe disso, mas são assuntos que não apetecem a maioria, apesar de ainda ser um diário, tem o lado mais 'viajado' da coisa...

    Sobre o peixe agora, ahaha, a época de reprodução é chamada de piracema, não sei se você não sabia, ou se simplesmente achou desnecessário escrever o nome, tendo em vista que a explicação seria iminente, mas pelo sim ou pelo não, tá aí uma palavra 'nova' .

    Concordo com a questão levantada, afinal, todo mundo sabe que todo bom pescador precisa de um barquinho, rede, uma balança de precisão suficientemente grande pra pesar toneladas, e claro, uma régua ( ainda bem que não era um Acará-Disco, se não teriam que medir a circunferência dele usando um compasso ahhahaha ) ... Eu desconheço uma expressão boa para esses casos em Português, mas o inglês tem uma que eu adoro : Pointless ... ( é algo como sem objetivo, sem rumo, desnecessário... )
    Mas vou aprofundar a questão... Você tem uma idéia da minha personalidade baseado em que eu escrevo, certo? Se alguém cria uma lei bizarra, podemos concluir que a pessoa então, também e bizarra..
    Bom, é isso!
    Ah, estou na segunda temporada de The Bing Bang Theory, qualquer hora posto alguma coisa a respeito.
    Abraços e bom sábado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiz!

    Antes de mais nada, é muito bom encontrar blogueiros de BH na blogosfera. Também sou da capital mineira....hehehe. Parabéns pela proposta do blog.

    Bom, também não gostei dessa propaganda e se não me engano acho que até sei onde ela passou. Dá pra ver o abismo cultural entre as imagens e a locução - coisa só para inglês ver mesmo.

    É muito bom o trabalho de educação ambiental, mas tampar o sol com a peneira é forçar a amizade, né.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Luiz, seria bom se fossem seguidas essas regras, mas na verdade , quem está preocupado com isso?
    É necessário o respeito com a época de reproduçao desse peixe sim, pois a palavra extinção anda meio na moda...rsrsrsr.
    Bom, tenha um final de semana bem doce, ok?

    ResponderExcluir
  4. Ola Luiz. Muito bem observado o fato de serem TONELADAS de Marapás com mais de 29 CM que são capturados em redes.

    Mais como minha mente é bastanete fértil e por eu ser uma pessoa que ACREDITA no ser humanao, fico pensando que eles talvez tenham um rigoso sitema de controle na captura dos Marapás. Por exemplo, deve existir um MARAPOMETRO. Uma espécie de aprelho capaz de identificar o Marapá com medidas abaixo de 29 cm. Um aparelho tão preciso que logo que um Marapá de 28.9876 é capturo, logo é identificado e getilmente recolhido e conduzido novamente ao rio por um pesacador altamente treinado. E assim sai livre para todo sempre.

    heheheheheheh.

    Acho que vou prestar mais atenção a este anúncios, eles são ótimos.

    abraços

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)