sexta-feira, 13 de março de 2009

SOBRE BLOGS E BLOGUEIROS

Nestes últimos 15 dias aproximadamente, que decidi levar o meu blog a sério, me deparei com um universo até então meio desconhecido prá mim. Aliás, este tópico "universos" creio que será tratado com mais calma em posts específicos, por ser um tema que me fascina e alvo de muita conversa fiada com amigos, em eternas divagações.
É, sempre penso nos universos. Tipo, antes de ter um cachorro, você não imagina o universo que existe em torno disso. Outra, andando pela cidade numa sexta a noite, você vai se deparando com diversos universos em cada região que passa. Isso prá quem, como eu, anda muito e percorre regiões que, dentro da mesma cidade, apresentam realidades muito próprias.
Bem, blogs e blogueiros. Na tentativa de popularizar este aqui, tomei algumas providências:
- Passei a postar todos os dias.
- Procurei no orkut comunidades de blogs para participar e divulgar o meu.
- Comecei a enviar e-mails para minhas listas, convidando as pessoas a conhecerem este espaço.
- Estabeleci uma rotina de comentários, principalmente troca de comentários.
- Sai falando do blog prá todo mundo que encontro.
Com tudo isso, fui percebendo algumas características, observações ainda não muito amadurecidas, afinal são apenas 15 dias nessa lida.
- As pessoas quando convidadas visitam seu blog. Na maioria das vezes leem (ou lêm, ou lêem) o primeiro post, raras vezes seguem a leitura. Tem aqueles que não sabem também mudar de página, acham que o blog inteiro é só aquilo ali que está aparecendo, de onde tomei a decisão de configurar para 30 posts por página, assim pelo menos fica bastante coisa na primeira visualização. Complicador 2: Não basta entrar e ler, pro blog pegar tem que criar frequentadores. Postar todo dia não deixa de ser uma motivação, mas ainda é pouco.
- Blogueiros em grande parte são leitores de blogs, principalmente se você está presente nas comunidades. Da mesma forma que os demais, costumam ser leitores do primeiro post e ali comentam, visando muito mais uma troca de comentários do que conhecer o seu.
Coisas boas e coisas interessantes:
- Você faz algumas amizades e cria alguns vinculos com o blog. Tem gente que entra sempre e vira uma troca de figurinhas.
- Tem muito lixo em blogs. É, as pessoas descobrem, é uma ferramenta fácil, passam a usar. Os de humor costumam ser os piores. Vamo combiná, nada pior que uma pessoa "metida a engraçada". Você tem um destes na sua família, aquele da piada do pavê:
"Mas é prá vê ou prá comer".
Sorrisos amarelos prá não perder os amigos. Blogs de humor costumam ser beeeeemmm batidos e na sua grande maioria apoiados no humor do preconceito.
- Por outro lado, uma ótima surpresa é descobrir como tem gente que escreve bem. Porque a impressão atual é de que o mundo foi tomado de assalto por gente semi-analfabeta. Nãããão, não é povo que não teve oportunidade não, o fenomeno é bem genérico dentro das universidades e entre formandos/formados do ensino médio. Descobri alguns blogs com ótimos textos, criativos e bem escritos. Nem é uma referência a gramática perfeita, regras novas e velhas e acentuações, pois como diz um grande colunista daqui de BH, "escrevo de ouvido". Textos sem erros ortográficos grosseiros e que fluem na leitura tem licença criativa. Meu queixo caiu com dois em especial. Depois de ler alguns posts bem divertidos e muito bem escritos, olha a idade dos blogueiros... Uma garota de 13 anos e o outro um moleque de 16 anos.
- Blogueiros, em sua maioria, são gente bem jovem, na faixa dos 19-20 anos. Tá, tem os profissionais, jornalistas ou mesmo empresas que criam blogs como uma canal a mais. Mas no universo da chamada "blogsfera" predominam os jovens com algo a dizer.
- Internet atinge o mundo todo certo? Médio. No universo dos blogs a maioria parece ficar ali, meio como uma ação entre amigos. Assuntos daquela turma, papo de vizinhos, "querido diário".
Prá ilustrar o post, recorri ao Google, claro. Uma piadinha de blog, em francês, mas até eu que não falo frances consegui entender, por isso coloquei. Tem o crédito, mas se precisar trocar, é só o dono falar que eu tiro, como tudo o mais aqui que tiver dono.
Sempre grato pela atenção, te espero no próximo post :-)

7 comentários:

  1. A-DO-REI o texto, sou da comunidade do orkut e amei o seu blog, te falo com todo o coração!!!!!!!Vc consegue se expressar muito bem
    !!!!!!Continue assim que vc vai longe!!!!:DDD


    *http://www.luisfelipeblogueiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do seu post... Sabe que quando eu decidi começar a escrever num blog, foi para que eu pudesse aperfeiçoar minha escrita,e a cada dia com as criticas construtivas que eu recebo vou melhorando aos poucos, eu sei que eu não sou nenhuma jornalista, ou escritora, mas eu tento..Tem blogueiro que escreve para outros lerem, mas eu sou diferente, eu escrevo pra mim, mas se você quiser dar sua opinião sempre será bem-vindo!

    Beijo

    Elo

    http://myonreality.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Legal você falar sobre a temática dos universos, e adimito que é um assunto frequente nos meus pensamentos ( especialmente aqueles complexos que assombram nossas cabeças quando precisamos dormir a todo custo, mas quanto mais pensamos na necessidade do sono, menos sono temos ). Enfim, cheguei a conclusão que o ser humano é algo extremamente complexo, e quando se juntam, tornam coisas mais complexas e mais profundas, por serem combinadas... Mas não vou falar sobre isso pois será o tema de alguma eventual postagem.
    Eu também tentei fazer o que você fez, de divulgar em comunidades e afins, mas nas comunidades com as quais me deparei, parecia existir um tipo de brincadeira como 'Comenta no meu blog, que eu comento no seu' , e como a maioria dos assuntos não me interessava, julguei ser uma atitude desesperada querer a todo custo visitantes no meu espaço. Optei então pelo caminho mais lento, porém mais sincero... Venho no seu blog, vejo comentários nele, visito blogs de quem comentou, e por assim vai... Creio que essa seja uma forma de selecionar um pouco os interesses.

    De qualquer forma, sou seu leitor, e venho aqui sempre que posso... Visito muito mais o seu, do que o meu próprio ahaha...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Concordo em parte com você.
    Tem mesmo muita gente que comenta apenas pra ter a visita e o comentário retribuídos. É uma estratégia válida, pra se tornar conhecido.
    Mas tem gente que nem lê e se limita a dizer, passe lá no meu blog e deixe o seu comentário. Acho péssimo isto. E meu blog não é grande coisa mesmo, eu sei(mas também não é de humor rs), mas é como uma ginástica mental, escrever qualquer coisa mesmo quando não tenho nada assim muito interessante para dizer. Na verdade é um ótimo jeito pra se conhecer pessoas, trocar ideias e já fiz grandes amigos na blogsfera. Amigos que passaram pra vida real e posso garantir que se escrevo, bobagens ou coisas sérias e apenas uns dois ou três leem, não me importo muito não, a qualidade dos leitores é mais importante que a quantidade.
    Ah, eu já passei bem dos vinte mas sou lida por pessoas de todas as idades, isso torna tudo ainda mais interessante!
    Boa sorte e vida longa ao seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiz!

    Infelizmente, os internautas brasileiros ainda não descobriram o mundo dos blogs. Leitores de blogs aqui no Brasil são em sua maior parte outros blogueiros. A minha dica, já que vc está engajado, é que invista em outras redes sociais para divulgar ainda mais o seu blog. O Orkut tem um público adolescente muito alto. Não que isso seja ruim, mas é preciso buscar outros tipos de leitores também.

    Se vc me permite, gostaria de lhe indicar um post no qual dou dicas de divulgação para um blog. O post em questão é esse: http://cafecomnoticias.blogspot.com/2009/01/divulgao-alma-do-negcio-na-blogosfera.html

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá ,
    Meu blog eh recente . Usei estratégias semelhantes a sua para divulgá-lo . Mandei e-mail , comento para os amigos e conhecidos . Achei legal o texto assim como todo o blog .Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Luiz
    1) Vc é parente do meu amigo André, editor de Arte do jornal O Dia, aqui no Rio?
    2) Também estou ligado no mundo dos blogs. Sempre procurando conhecer novos endereços e sempre buscando aprender mais.
    3) Tenho 3 blogs: http://blogdoprofessorpc.blogspot.com (Tem link para os outros dois).
    4) Acabo de comprar - e estou lendo - um livro muito legal sobre blogs: "Blogging heroes", de Michael Banks. Recomendo.
    5) Vida longa para o seu blog.
    pc guimarães
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

Achou meio complicadinho comentar? Olha só, nas opções que pedem aí, você pode marcar "anônimo". Não, você não vai estar comentando nada escondido e nem sacaneando com meu blog. Esta é a forma para permitir que todo mundo possa comentar. Aí, se quiser que eu saiba quem é você que comentou, basta assinar.
Be-a-bá demais? Né não, muita gente falou dessa dificuldade e saiu sem deixar recado. Agora todo mundo pode! :-)